RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro de dicas, notícias e tercerização de serviços  

Três maneiras para conservar o telhado da sua casa

Uma das estruturas que mais geram problemas na manutenção de uma casa é o telhado. Diversas pesquisas apontam que ele, além de ser o responsável pela cobertura do imóvel, é parte fundamental para manter a sua estruturação. Por conta disso, a Luma realizou uma pesquisa com seus especialistas no ramo da construção civil e zeladoria e aponta quatro passos fundamentais visando manter o telhado da sua casa em bom estado. Veja:

 

1 – Elaboração de bom projeto.

 

Essa é a primeira etapa, porém, a mais importante, pois alguns problemas costumam adiantar a necessidade de manutenção do telhado. O dimensionamento correto da estrutura assegura que ela suportará o peso da cobertura e não trará dores de cabeça como o envergamento ou a quebra de vigas, caibros ou ripas. Errar nesse item causa acúmulo de chuva e provoca infiltrações. Em alguns casos, a saída está em revisar toda a estrutura. Outro cuidado é ver se não há incompatibilidade entre telhas. Sempre comprar e instalar em sua casa a telha padrão.

 

2 – Contratar Profissionais especializados.

 

Na hora da instalação da telha de sua casa, conte com profissionais treinados e especializados na área, como engenheiros, arquitetos e telhadistas. Verifique quais equipamentos esse profissionais utilizam – principalmente os telhadistas – para você não ser culpado em caso de algum acidente. Por exemplo, é obrigatório o uso de cabo-guia ou cabo de segurança para a fixação de talabarte (correia), acoplado ao cinto de segurança do tipo paraquedista. A NR18 não recomenda o trabalho em coberturas durante chuva ou ventos fortes. O preço da reforma depende da área do telhado, do tamanho do problema e varia conforme a região do país.

 

3 – Faça manutenções periódicas do seu telhado.

 

Fique atento ao encontrar pedaços de telhas no quintal ou identificar alguma goteira. Outros sinais de alerta são o destelhamento, o desalinhamento das peças e alguns trechos afetados por fungos. A reforma é ainda mais urgente se for possível enxergar o embarrigamento do telhado. Constatada a necessidade de manutenção, observe o calendário: os melhores meses são aqueles com pouca chuva. Não tente pegar a escada e resolver a questão, pois isso é perigoso e deve ser solucionado apenas por profissionais equipados. Convém chamar um arquiteto ou um engenheiro para analisar a estrutura. “No caso de um pequeno destelhamento, um telhadista consegue consertar.

A estrutura, a subcobertura e as telhas compõem o elenco principal da cobertura, mas outros elementos com papéis coadjuvantes também precisam funcionar perfeitamente. É o caso das calhas, dos condutores e dos rufos. As calhas e condutores levam a água pluvial até o solo e precisam de manutenção periódica para que folhas e fuligem não entupam a passagem do líquido. Esse trabalho, feito com pá ou escova, deve ser realizado preferencialmente quando as folhas estiverem secas, facilitando a remoção.

 

Dúvidas, procure a Luma que nós ajudamos você!

 

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro de dicas, notícias e tercerização de serviços  

Olá, tudo bem? Como nós podemos ajudar você?
Enviar