RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro de dicas, notícias e tercerização de serviços  

Saia de casa em segurança, não descuide! Descubra 3 dicas simples.

Saia de casa em segurança, não descuide! Descubra 3 dicas simples.

  • 20 de novembro de 2019
  • Nenhum Comentário
  • Lumadigital

Não descuide ao sair e chegar em casa! Veja as dicas.

Saia em Segurança: Não ofereça descuidos ao sair da sua casa ou condomínio 

 

Nos dias de hoje as pessoas cada vez mais têm medo de serem assaltadas ao entrar e sair com o carro da garagem de sua residência, condomínio ou empresa. Infelizmente esta preocupação é real e muitos roubos começam com o descuido de sair ou chegar em algum destes locais. Muitos destes “crimes de oportunidade” podem ocorrer, pois os bandidos já entendem a vulnerabilidade daquele local e também o perfil daquelas possíveis vítimas que circulam naquela região. São situações onde os marginais encontram ambiente propício para iniciar um crime com menor risco de serem descobertos.

 

Geralmente os bandidos utilizam carros, motos ou mesmo a pé, procurando pessoas que ofereçam descuidos excessivos. Eles sempre optam pela vítima que oferece o menor risco do seu trabalho criminoso não ter sucesso. Por isso é fundamental se ater para simples detalhes que podem fazer toda diferença.  Ao sair ou chegar na garagem de casa ou do trabalho, acaba gerando uma situação de vulnerabilidade para o condutor, geralmente pelos segundos que levam a abertura do portão, que nem sempre é rápido e em alguns casos o risco aumenta pelo fato do motorista necessitar sair do carro para abri-lo.  É justamente nesse período de segundos ou de minutos, que o marginal pode estar no local preparado para agir e aproveita para iniciar o assalto, enquanto o morador fora daquele contexto não consegue seguir nenhum tipo de outro protocolo, até mesmo porque nunca exerceu procedimentos de segurança em sua saída ou chegada de casa.

 

 

Chegar com segurança em casa sem portão automático.

 

Residências em ruas ficam mais expostas sem portão automático. Protocolos de Segurança devem ser seguidos.

 

De preferência para estacionar o carro, deve ser sempre de ré, assim terá visão privilegiada do que está acontecendo na rua. Evite entrar na garagem com o carro de frente, sua a visão da rua só será possível pelo espelho retrovisor, caso veja alguma situação suspeita, terá maior dificuldade de sair do local rapidamente, pois precisará utilizar a marcha ré. Quando for estacionar na garagem com portão de abertura manual, seria ideal que algum parente ou outra pessoa auxilie na tarefa de abrir e fechar o portão da garagem. Ligue e combine 5 minutos antes de chegar e peça para que alguém de sua residência verifique a movimentação na rua, notando se há algo suspeito. Se sim, peça para avisá-lo e aguarde até que a área esteja segura para entrar na garagem, se não, assim que você se aproximar da garagem a pessoa da casa deverá abrir rapidamente o portão para que o condutor entre de ré.

 

 

Chegando na residência em segurança com portão automático. 

 

Portão automático auxilia o processo, evite desperdiçar esta vantagem.

 

Com o portão automático opte por esperar na rua próximo à calçada, do outro lado até o portão abrir por completo. Com isso você terá plena visão do que está acontecendo ao seu redor. Ao suspeitar de qualquer movimentação estranha que chame sua atenção, acione o fechamento do portão e saia rapidamente do local. Entre em contato com quem está dentro da residência, e avise sobre o ocorrido.  Dê algumas voltas próximo até perceber que o local está seguro para que possa chegar em segurança. Evite entrar na garagem de sua residência se suspeitar da presença de estranhos parados próximo a sua garagem. Lembre-se que estacionando de ré na hora de deixar a casa você terá uma visão de toda extensão da rua. Isso pode fazer a diferença

 

Chegando de carro sem ninguém em casa

 

Segurança redobrada quando chegar de carro sozinho em casa

 

O motorista que chega em casa sem ninguém para auxilia-lo, deve ter atenção redobrada. O motorista antes de entrar na garagem deve passar em frente da residência e pelo menos por três vezes para avaliar a movimentação de pessoas suspeitas nas proximidades. Caso tudo esteja tranquilo, ai sim, estacione o carro, saia rapidamente e abra o portão, ao retornar ao veículo, preze pela rapidez ao guardar o veículo de marcha ré. Rapidamente saia do carro verifique o lado esquerdo e direito do portão para ver se há aproximação de algum suspeito e vá fechando o portão até estar em segurança.

 

 

Chegando em Segurança em Condomínios e Empresas 

 

Condôminos tem a vantagem de ter segurança e tecnologia a disposição

 

No caso de condomínios e empresas podem ser utilizados diferentes sistemas para garantir mais segurança aos moradores, nos acessos à garagem. O acesso à garagem representa um dos locais mais vulneráveis para os moradores, ainda mais quando o espaço não conta com uma arquitetura especializada para controle de acesso de pedestres e veículos. As falhas de procedimentos de segurança são o que acarretam invasões nos prédios, sendo que a maioria delas são pela porta da frente. Mesmo o condomínio não tendo uma arquitetura de controle de acesso adequada sempre há meios de torná-la mais segura. Ai a importância de se ter uma empresa de portaria e controle de acesso de qualidade que estude quais são as maneiras mais comuns de tentativa de roubos e furtos na chegada de moradores. Ter um eficiente sistema de cadastro de condôminos e veículos auxilia muito para o controle e segurança do local. Hoje em dia o controle de acesso de condomínios já conta com tecnologias que impedem que o sistema seja burlado, como tecnologias de sistema de RFID ou leitura de placas que são utilizadas para impedir que haja invasão ao condomínio por um veículo que não esteja cadastrado. Este processo é auxiliado pela biometria do morador que comprova sua presença no veículo, tendo ele a possibilidade de utilizar digitais para pânico caso necessário. É importante que haja normas de segurança que sejam respeitadas por todos os condôminos e visitantes.

 

Grupo Luma Facilidades www.grupoluma.com.br/noticias

Para entender um pouco mais sobre esse tema, sobre dicas de limpeza profissional ou sobre Controle de Acesso em portarias, você pode acessar nossa plataforma de Facilities em www.grupoluma.com.br.

Terceirização de Limpeza Grupo Luma

Serviço de Terceirização Grupo Luma

Limpeza Profissional Grupo Luma

Terceirização de Portaria Grupo Luma

 

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro de dicas, notícias e tercerização de serviços  

Olá, tudo bem? Como nós podemos ajudar você?
Enviar