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Quais Alimentos Auxiliam na Ansiedade?

Quais Alimentos Auxiliam na Ansiedade?

Quais Alimentos Auxiliam na Ansiedade?

 

Sentir-se ansioso é normal: Entenda!

 

É normal sentir-se ansioso antes de compromissos importantes, como festas, entrevistas de emprego, encontros, entre outros. Nós temos um mecanismo no cérebro que se prepara para esta situação. Porém se você sentir que esta preocupação com o futuro está exacerbada, o ideal é buscar auxílio de profissionais. A alimentação é capaz de interferir de diferentes maneiras no nosso organismo, auxiliando diretamente o controle sobre os sintomas da ansiedade. Ela altera desde funções vitais, como a digestão e a respiração, até a maneira como nos sentimos. Assim, ter um cardápio balanceado, sem excesso de gordura e açúcar, é essencial para reduzir ansiedade. Com isso outro fator fundamental para relaxar e renovar as energias se dá através de uma boa noite de sono. Dormir bem é desconectar-se de celulares e computadores, pouco antes de dormir, já que a luz emitida por esses aparelhos estimula o cérebro a ficar acordado. Desenvolver práticas prazerosas são grande auxiliadores neste processo. Tirar um tempo para si, desenvolver atividades que goste e que de alguma maneira auxilie a relaxar, pode oferecer uma sensação de paz. Práticas simples de esportes que vão desde uma simples caminhada, até outras atividades mais complexas. São boas alternativas para espairecer e combater a ansiedade excessiva.

 

 

Dieta que combate ansiedade deve conter alguns alimentos ricos em alguns nutrientes específicos.

 

Antes de saber quais alimentos devo ingerir para auxiliar na ansiedade, tenho que saber o que devo evitar de ingerir.

 

A ansiedade pode atrapalhar a rotina de uma pessoa, seja no trabalho, nos estudos ou até em casa.  Ansiedade faz com que as pessoas se alimentem muito em diversas horas do dia sem horários específicos, auxiliando assim no aumento de peso. Alguns estudos mostram que alguns alimentos podem auxiliar as pessoas contra a ansiedade. Alimentos ricos em magnésio, ômega-3, fibras e triptofano regulam a flora intestinal e aumentam a produção de serotonina, o hormônio que oferece o bem estar. Antes de saber quais alimentos devemos ingerir para auxilio da ansiedade, é necessário saber quais alimentos devemos evitar quando estamos com a ansiedade elevada, como a cafeína, por exemplo, pois provoca maior liberação de cortisol, hormônio do estresse, aumentando ansiedade. Alimentos que contem açúcares parecem ser aliados em um processo de ansiedade. Cuidado, seu efeito é contrário. Podem causar alterações na glicemia, oferecem com isso picos de bem estar, mas atrapalham os níveis de serotonina. Bebidas Alcoólicas também atuam de forma contraria no controle sobre a ansiedade.

 

A alimentação é capaz de auxiliar diretamente o nosso organismo no controle sobre a ansiedade. 

 

Alimentos que auxiliam na Ansiedade

 

1- Alimentos ricos em Ômega-3 representam a família de ácidos graxos essenciais, que não podem ser fabricados pelo nosso organismo. O ômega 3 é fundamental para a formação das membranas celulares e do equilíbrio das funções orgânicas. Este nutriente é importante para a saúde do coração, cérebro e saúde ocular, é rico em EPA e DHA, ácidos graxos que melhoram reduzem a ansiedade. Alimentos ricos em ômega-3 são atum, salmão, sardinha, linhaça, chia, castanhas, e abacate.

 

 

2-Magnésio é um mineral encontrado em diversos alimentos como sementes, amendoim, chia, castanhas, banana, alcachofra, espinafre, beterraba, iogurte natural, arroz integral e aveia. O Magnésio desempenha várias funções no organismo.  Regula o funcionamento dos nervos, dos músculos e ajuda no controle do açúcar no sangue. Auxilia a relaxar, melhora a qualidade do sono.

 

3-Triptofano é um aminoácido essencial, sua principal função é ser precursor do neurotransmissor da serotonina, substância que desempenha papel importante no sistema nervoso responsável pela regulação do sono, temperatura corporal, apetite, humor, atividade motora e funções cognitivas. O Triptofano é um aminoácido essencial contra o estresse, hiperatividade, depressão e distúrbios do sono. O equilíbrio deste aminoácido reduz os níveis de cortisol, substância associada ao estresse, melhora a resistência à insulina, mantendo o equilíbrio das atividades nervosas e hormonais do corpo.

O triptofano é um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, e pode ser encontrado em alimentos como carnes, frango, peixe, ovos, banana, queijo, cacau, chocolate amargo e amendoim

 

4-Vitaminas do complexo B: são importantes para auxilio da saúde mental, fundamentais para manutenção da pele, cabelos, melhora absorção dos nutrientes, saúde gastrointestinal.  Ajuda também na produção de glóbulos vermelhos. As vitaminas do complexo B, principalmente B6, B12 e o ácido fólico (B9), são importantes reguladoras do sistema nervoso. Essas vitaminas podem ser encontradas em carnes, leites, ovos, grãos integrais, como arroz integral, pão integral e aveia, e em outros alimentos como banana, espinafre e vegetais verdes.

 

5-Vitamina C e Flavonoides são antioxidantes que reduzem o estresse e a ansiedade e controlam a produção hormonal. Seus principais alimentos são frutas cítricas, como laranja, abacaxi, acerola, tangerina, chocolate e vegetais frescos.

 

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